O boletim do Programa Mensal da Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), referente à semana de 12 a 18 de abril, apontou estabilidade nos níveis de armazenamento dos principais reservatórios do país. Três dos quatro subsistemas devem encerrar o período úmido com índices superiores a 65%.
Segundo os dados:
- Norte: 97%
- Nordeste: 75,6%
- Sudeste/Centro-Oeste: 69,4%
- Sul: 39,2%
De acordo com Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos e diretora de Operação do ONS, os índices refletem um esforço contínuo do operador em preservar os recursos hídricos, especialmente diante do encerramento antecipado do período úmido. Ela reforçou que novos ajustes operacionais poderão ser adotados, se necessário.
Afluências Abaixo da Média
Apesar dos bons níveis de armazenamento, as projeções de Energia Natural Afluente (ENA) continuam abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em todos os subsistemas. As estimativas para o fim de abril são:
- Norte: 79% da MLT
- Sudeste/Centro-Oeste: 74% da MLT
- Sul: 56% da MLT
- Nordeste: 27% da MLT
Demanda de Carga e Condições Climáticas
A projeção da demanda de carga apresenta desaceleração de 1,6% no SIN, com destaque para as quedas nas regiões:
- Sudeste/Centro-Oeste: -3,7% (45.219 MWmed)
- Sul: -3% (13.518 MWmed)
As frentes frias que passaram por essas regiões contribuíram para a redução das temperaturas e, consequentemente, da demanda por energia.
Já nas regiões Norte e Nordeste, a demanda deve crescer:
- Norte: +6,4% (7.945 MWmed)
- Nordeste: +2,7% (13.653 MWmed)
CMO e Condições Operacionais
O Custo Marginal de Operação (CMO) continua zerado no Norte e no Nordeste. Para as demais regiões, os valores previstos são:
- Sudeste/Centro-Oeste: R$ 163,42
- Sul: R$ 173,26
Os principais fatores que influenciaram esses valores foram a redução da carga durante feriados e os dados operacionais das térmicas declarados pelos agentes.
Para mais informações acesse o relatório completo